O QUE É CABEÇA DE IMPRESSÃO

A cabeça de impressão é a peça principal da impressora de jato de tinta, é a responsável pela transferência da tinta para a mídia a ser impressa. Como funcionam as cabeças de impressão Para produzir imagens as impressoras jato de tinta utilizam uma cabeça de impressão que direciona a tinta para a mídia (daí o termo “jato”). As impressoras jato de tinta utilizam pequenos jatos que direcionam a tinta em alta velocidade e assim produzem as imagens.

MICRO PIEZO

A tecnologia Micro piezo foi desenvolvida pela Epson e é atualmente utilizada em toda a sua linha de impressoras e demais marcas. Essas impressoras utilizam cabeça de impressão. Uma minúscula câmara logo atrás do jato serve como reservatório temporário de tinta. É aplicada uma pequena carga elétrica e este reservatório “se dobra” para trás, puxando uma pequena quantidade de tinta que pode variar de acordo com a carga aplicada. É aplicada outra carga elétrica e o reservatório “se dobra” para frente, empurrando a tinta em direção a mídia a ser impressa. O processo utilizado na tecnologia Micro Piezo permite o controle preciso da gota de tinta, e os refinamentos da tecnologia permitem que a cabeça de impressão forneça até 5 tamanhos diferentes de gota, melhorando assim a qualidade da impressão.

DURABILIDADE.

Tal como o seu automóvel, as impressoras que utilizam cabeça de impressão precisam de cuidados regulares para manter o seu desempenho. A ausência da manutenção pode provocar uma serie de situações indesejadas desde a substituição prematura da cabeça, paragem desnecessária da impressora ou qualidade da impressão diminuída. A Manutenção regular da cabeça de impressão é recomendada por todos os fabricantes de impressoras, para que seja maximizada a vida útil da cabeça.

 

A DURABILIDADE DA CABEÇA DE IMPRESSÃO DEPENDE DE MUITAS VARIÁVEIS, INCLUINDO:

Manutenção Acumulação de resíduos; Desgaste; Tinta de baixa qualidade Excesso de temperatura;

 

MANUTENÇÃO DA CABEÇA DE IMPRESSÃO

Mesmo com a manutenção, a acumulação de resíduos na cabeça da impressora é uma ocorrência normal na impressão por jato de tinta. A troca prematura da cabeça da impressão pode ser evitada com uma limpeza regular pode se usar cotonetes de limpeza apropriados, solvente mesma marca da tinta e os recursos da impressora que permite a limpeza automática dos pinos da cabeça de impressão. Se a cabeça de impressão não for limpa com regularidade, os resíduos acumulados vão-se tornar permanentes o que provoca uma barreira entre a cabeça e as mídias, afetando a qualidade de impressão de forma negativa e desgaste do cabeçote.

 

DURABILIDADE

A cabeça de impressão é uma peça de desgaste natural e sua substituição é inevitável. Existem alguns fatores com maior peso para substituição da cabeça de impressão: Falta de manutenção preventiva. Uso de tinta de baixa qualidade. Alguns tipos de tintas possuem partículas mais grossas ou composição mais forte o que pode causar danos na cabeça de impressão. Temperatura ambiente de funcionamento ideal para cabeça de impressão é entre 20°c a 25c° acima desses limites requer uma quantidade maior de limpezas e conseqüentemente desgaste maior do cabeçote. A baixa demanda de impressões também causam desgaste da cabeça de impressão, as tintas que ficam no pico da cabeça tende a secar e criar uma barreira nos jatos, para desbloquear esses jatos terá que fazer limpezas mais freqüentes e pode ser que os picos não sejam desbloqueados completamente. Recomenda o uso freqüente de seu equipamento. A demanda de impressão inevitavelmente causa um desgaste da cabeça de impressão, pois, seus bicos injetores estarão em trabalho contínuo e se desgastando naturalmente com o uso.

© 2010 Imprimiprinter. Todos os direitos reservados.

ENDEREÇO

Rua Comendador Vicente Melillo - 111 - Capela do Socorro 

São Paulo - SP - Cep.: 04782-020
Tel: 11 3213-2726 / 11 9 9998-2192

Email.contato@imprimiprinter.com.br